Beneficiar pessoas carentes portadores de deficiência motora com sinais de espasticidade ou distonia das cidades do Rio de Janeiro e Niterói foi o objetivo do Mutirão para aplicação de toxina botulínica. Resultado de uma parceria entre a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) e a Allergan, o evento foi realizado no dia 27 de julho na sede da instituição. Com o apoio de oito experientes especialistas, 90 pacientes com distonia ou seqüelas de Paralisia Cerebral, acidente vascular e traumatismo craniano receberam injeções de BOTOX®. O sucesso foi garantido pelo envolvimento e participação desses médicos vindos de diferentes entidades e regiões do país como Hospital Antônio Pedro (Niterói), Universidade Federal do Rio de Janeiro e AACD (Recife).
"Esse tipo de iniciativa é de grande valia para a ABBR e para nossos pacientes, pois otimizamos a fila de espera, além de oferecermos atendimento gratuito e especializado para pessoas que necessitam de tratamento. Para atingir um maior número de pacientes pretendemos realizar mais mutirões e ainda incentivar outras instituições a fazer o mesmo", afirma o Dr. Nelson Kagohara, médico responsável pela Universidade de Lesão Crânio Encefálica da entidade.
Por ser um evento especial, além do tratamento, a ABBR pensou em oferecer um momento de descontração. Assim, após as aplicações da toxina, os pacientes e seus cuidadores participaram de atividades recreativas. Mágicos, malabaristas e caricaturistas animaram adultos e crianças que também brincaram nas oficinas de arte. Barracas serviram cachorro-quente, algodão-doce, pipoca e refrigerante.
Outra importante ação foi a distribuição de um material educativo sobre Paralisia Cerebral, produzido pela Allergan. A "cartilha" tem o objetivo de ajudar pacientes e cuidadores a entender o que é Paralisia Cerebral. Contém informações sobre as causas, características da doença, mecanismo da espasticidade, dicas gerais, cuidados com a toxina botulínica durante o tratamento e muito mais.
A ABBR, pioneira na atividade de reabilitação no Brasil, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende diariamente cerca de três mil pacientes portadores de diversas deficiências. Sua ampla equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros) faz da ABBR um centro de utilidade pública de referência nacional.