Número 02 - Ano II - Junho de 1997

É com muita satisfação que editamos o nosso 2o número do InformAÇÃO

Os objetivos anteriormente propostos de divulgar a ABPD trazendo informações para nossos associados foi atingido.

É importante que o trabalho desenvolvido pela Associação seja de interesse comum e tenha a participação de todos, contribuindo assim na gênese de idéias que ajudem a avançar na solução do problema.

Atentemos que este periódico tem uma pretendida frequência trimestral, sendo nosso principal veículo de divulgação dirigida, de todas as informações, notícias, recomendações recolhidas por nossos colaboradores. Por isso, resgatemos notícias que foram acontecimentos de importância para nós num passado recente.

Vamos recordar a veiculação do convite que foi feito no primeiro InformAÇÃO para nossa reunião de confraternização realizada em dezembro de 1996, na Associação Brasil Parkinson.

Compareceram muitos associados. Alguns inclusive não mediram esforços nem distâncias, viajando até 500 Km para participar conosco. Valeu!

A presidente da ABP-(Associação Brasil Parkinson) Sra. Marylandes Grossmann, diversos membros da diretoria e associados participaram e nos prestigiaram com suas presenças. Ficam aqui registrados nossos agradecimentos sinceros e a oferta de mútua cooperação no que pudermos atendê-los. Muito Obrigada!

A palestra "Aspectos Médicos da Distonia", proferida por Dr. João Carlos Papaterra Limongi, ilustrada com slides, e de esplanação clara e objetiva, agradou à todos os presentes que no final participaram com perguntas variadas. A Allergan Frumtost nos brindou com um coquetel muito apreciado.

Com satisfação agradecemos a carta recebida pelo Dr. Hélio A. G. Teive de Curitiba PR. Publicamos sua colaboração neste boletim. Continue participando Dr. Hélio, e receba nossos extensivos agradecimentos aos amigos do HC do PR e à primeira dama Sra. Fanny Lemer.
Agradecimentos também ao Dr. Marcos Cunha, oftalmologista em São Paulo, pela filiação e colaboração.

Participamos em Belo Horizonte no período de 13 a 14 de abril, como convidada do Dr. Francisco Cardoso, do Segundo Simpósio da Clínica de Distúrbios do Movimento da UFMG. Montamos um estande onde divulgamos a ABPD, entregando nossos boletins e folhetos sobre distonia. Fornos entrevistados por jornais e rede de televisão locais, interessados em saber da nossa Associação. A repercussão foi sem dúvida importante.

Conhecemos e assistimos palestras dos maiores especialistas brasileiros em "Doenças do Movimento". Para ilustrar melhor este seminário, convidamos o Dr. Francisco Cardoso nosso anfitrião, e especialista muito respeitado no assunto, para escrever sobre este Simpósio.

Enviamos aos nossos associados um questionário para ser preenchido e devolvido à Associação. Faltam muitos retornos, que estamos aguardando, pois só assim poderemos divulgar resultados. Vamos agilizar e quem não recebeu que solicite junto a ABPD.

No boletim anterior demos a notícia da inclusão da "Toxina Botulínica" entre os medicamentos de alto custo, fornecidos gratuitamente pelo SUS. O fato constituiu-se em enorme esperança para muitos portadores de distúrbios do movimento. Entretanto temos esbarrado em algumas dificuldades que esperamos sanar, juntamente com as Secretarias de Saúde dos Estados, médicos e portadores.

Os Portadores, na busca do respeito à sua cidadania, querem se engajar, com a classe médica e Secretarias de Saúde para conseguir a "Toxina Botulínica".

Finalizando, ressaltamos a expectativa da sua participação ou manifestação sobre a nossa Associação. Juntos seremos fortes e imbatíveis. Perseguimos a mesma causa: a busca pela cura da distonia.

Recebam os nossos votos de saúde, nosso otimismo, a nossa fé em Deus, nossas orações para o sucesso das pesquisas médico-farmacêuticas em desenvolvimento.

 
O conteúdo deste material pode ser reproduzido desde que citada a fonte.
© Associação Brasileira dos Portadores de Distorias, 2001